Follow by Email

sexta-feira, 25 de março de 2011

Entrevista -Dicas

Como devo agir?
Tente ser bastante natural e participativo. Procure não dar respostas monossilábicas, como "sim", "não" e "já". Demonstre interesse em conseguir a vaga.

Como driblar a insegurança?
Procure se preparar, consultando informações sobre a empresa na internet, por exemplo. Conhecimentos a respeito da vaga e do local de trabalho pretendidos podem ajudar.

O que fazer com o nervosismo?
Evite atitudes que demonstrem tensão, como roer as unhas, passar a mão constantemente no cabelo ou morder o lábio. Lembre-se de que a entrevista é a fase em que o selecionador analisa seu comportamento.

Como devo tratar o entrevistador?
Procure encontrar um meio-termo. Não tente ficar íntimo, dando "tapinhas" nas costas da pessoa, mas também não se mostre tímido demais, a ponto de cumprimentá-la sem olhar no rosto. Seja educado.

Como "vender" minhas qualidades?
Fale com clareza e dê respostas diretas sobre suas características e atributos pessoais e técnicos. Não tente "enrolar" o entrevistador e não exagere: falar de si mesmo sem parar pode parecer egocentrismo.

Que atitudes podem me prejudicar?
Não coloque o cotovelo na mesa nem deixe seus pertences pela sala, por exemplo. Evite também atos que demonstrem "desleixo", como se esparramar na cadeira ou mascar chiclete. Tente chegar na hora certa.

O que devo vestir?
Procure usar uma roupa que se adapte à vaga que está disputando. Não adianta vestir terno para uma entrevista em uma agência de publicidade que adota um estilo mais informal ou ir com um modelo ‘descontraído‘ a uma empresa mais conservadora.

E quanto a tatuagens e cabelo comprido para homens?
Empresas mais tradicionais costumam fazer ressalvas e pedir que os contratados mudem o visual, dependendo do cargo. Conhecer bem a cultura da empresa é uma forma de saber como ela trata essas questões.

Fonte: consultores e caderno Empregos (Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode alem de seguir este Blog fazer seus comentários e enviar sugestões de publicações e matérias: