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sexta-feira, 25 de março de 2011

Gestão do tempo – Veja algumas dicas

Leia mais: http://www.qualidad ebrasil.com. br/artigo/ qualidade/ gestao_do_ tempo

A importância do tempo no nosso dia-a-dia reflete-se ao fato de que todas as vivências, parâmetros e elementos das nossas vidas têm uma referência temporal; todos os sentimentos, relações sociais, pessoais ou laborais têm uma data de início e uma data de fim.

Ainda que a percepção do tempo seja subjectiva para cada pessoa, há uma coisa comum a todos nós, o tempo continua a passar com independência das nossas percepções, e não se recupera mais…

Administrar o tempo significa controlar as tarefas e as atividades, saber diferenciar entre o IMPORTANTE e o URGENTE, prever o vai a acontecer.

São muitas as razoes pelas quais perdemos tempo:

Objetivos pouco definidos ou errados.
Sem panificação das atividades/ tarefas.
Sem capacidade de adaptação às novas circunstancias (flexibilidade) .
Não há recursos suficientes para a consecução dos objectivos.
Procura da excelência absoluta, não assumir a conclusão da tarefa ainda que o objetivo possa ser atingido.
Para saber administrar melhor o nosso tempo, lembremos o Principio de Pareto 80/20, que diz que para muitos fenómenos, 80% das consequências advém de 20% das causas, ou também, que o 80% dos resultados que atingimos se relacionam a 20% dos nossos esforços. É certo, na maioria das situações perdemos muito tempo tentando resolver problemas menores que, na verdade, não tem grande incidência nos resultados globais a meio-longo prazo.

Portanto, o primeiro de tudo será definir muito bem os objetivos, assim como o caminho para chegar até eles: A PLANIFICAÇÃO. Na hora de estabelecer e comunicar esses objetivos, lembre-se:

Deverão ser realistas, e razoáveis;
Deverão poder ser atingidos através de tarefas planificadas (prazos, recursos, responsáveis) .
E no dia-a-dia:

Planifique suas tarefas do dia antes de começar a trabalhar;
Agrupe as tarefas similares relacionadas entre sim; otimize seu tempo;
Estabeleça um tempo máximo para cada tarefa;
Mantenha o programa planificado, sem alterações, unicamente caso tenha que resolver um outro assunto mais importante (que não mais urgente);
Comece já, não deixe para depois;
Tire da frente os assuntos pouco importantes;
Evite as interrupções, aprenda a dizer NÃO e respeite o tempo dos outros;
Com tudo, uma atitude positiva sempre ajuda. Três regras de ouro para manter uma atitude positiva:

Faça, a cada dia, uma atividade que lhe dê satisfação pessoal;
Faça, a cada dia, qualquer tarefa que lhe ajude à atingir suas metas;
Faça, a cada dia, uma atividade diferente do seu trabalho habitual: esporte, família, leitura, praia, …
Portanto, não esqueça, aproveite seu tempo porque, no final da história, “tudo vai dar certo..”.

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