sexta-feira, 25 de março de 2011

O ambiente multigeração nas organizações e o RH

Fonte: Portal de seguros - Marco Pontes



O ambiente de trabalho passou por profundas modificações ao longo das últimas três décadas em vista dos avanços significativos da tecnologia, da especialização dos mercados, do ambiente econômico volátil e cada vez mais sensível às idiossincrasias de um mundo globalizado. Tal realidade propiciou uma verdadeira revolução nos métodos de avaliação e gestão.



Apesar de reconhecer avanços significativos na relação empregado/empregador, em vista da evolução que ocorreu na área de recursos humanos que luta cada vez mais para ocupar seu espaço dentro das organizações entendo que de certa forma algumas empresas, ainda se encontram engessadas na tarefa de encontrar uma equação razoável para administrar ás expectativas da mutigeração de empregados com quem tem que lidar no cotidiano. Não pretendo subestimar, o quão é complexa tal tarefa, mas percebo com muita clareza às dificuldades de algumas organizações no estabelecimento de estratégias eficientes para manter seus talentos motivados. Em alguns casos privilegiam estratégias com foco nos colaboradores mais jovens da organização, abrindo mão de programas para os profissionais seniores e até mesmo aqueles que representam o DNA das organizações. Em outras ocasiões a situação é invertida.



Administrar pessoas com expectativas, valores, necessidades, prioridades e ambições distintas em ambientes díspares não é uma tarefa simples. Todavia, freqüentemente algumas organizações conceituadas têm fracassado ao lidar com a administ ração desse desafio. Desconsiderar diferenças tão acentuadas entre as diversas gerações que convivem dentro de uma organização no cotidiano pode ser um grande risco para a organização. Manter profissionais talentosos motivados, sejam eles de que geração for é um grande desafio para os estrategistas de Recursos Humanos. Qual o segredo para superar esse desafio?



Um bom começo reside no monitoramento e avaliação constante do nível de satisfação dos empregados. Essa prática permite identificar com mais clareza às necessidades da força de colaboradores e contribui decisivamente para a definição de políticas claras da liderança de recursos humanos, quanto ao entendimento dos aspectos particulares de cada geração que compõe o perfil multigeração de uma organização. Ter políticas definidas conforme o perfil de cada geração contribui decisivamente para construir e manter uma cultura de gestão que privilegie necessidades tão díspares dentro do universo de gerações que compõe uma organização. O que o RH de sua organização tem feito para superação desse grande desafio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode alem de seguir este Blog fazer seus comentários e enviar sugestões de publicações e matérias: