sexta-feira, 25 de março de 2011

Preserve o bom humor no ambiente de trabalho

Há vários estudos realizados sobre a importância do bom humor no ambiente de trabalho. É certo também que as pessoas bem humoradas e sorridentes desencadeiam um clima mais amigável e participativo, até pelo fato de que todos se sentem com vontade de se aproximar, dialogar e trocar informações. Já está situação ocorre de forma contrária em lugares contaminados pelo mau humor das pessoas, inibindo quaisquer acessos positivos e carismáticos de terceiros.



Um ambiente bem humorado torna-se mais criativo e produtivo enquanto um meio mal humorado é pessimista, menos flexível e pouco criativo, apresentando ainda grandes resistências a mudanças, e desta forma, limitado em seus resultados devido à falta de motivação em buscar alternativas estimulantes para realização das atividades.



Influenciamos e somos influenciados pelo meio em que vivemos. Considerando essa constatação óbvia e os inúmeros benefícios do bom humor, fica fácil concluir em que devemos investir nossas energias.



Não permita que pessoas negativas contaminem a sua disposição, e já que você vai influenciar os outros, que seja com bom humor.



Não necessariamente para chegar bem-humorado no trabalho é preciso já sair bem disposto de casa. É fundamental entender que vivemos um dos nossos variados “papéis” no trabalho, e que para vivenciar adequadamente esse papel precisamos investir continuamente na melhoria da nossa “inteligência emocional”, ingrediente essencial para qualquer pessoa trabalhar com bom humor e disposição.

Mais do que técnica, para acordar de bom humor precisamos de uma vida mais equilibrada. Desarmonia nos relacionamentos, problemas de saúde, dívidas, leva quase todo mundo a acordar de mau humor. Precisamos cuidar melhor da nossa qualidade de vida, minimizando corajosamente os problemas, adotando atitudes positivas em tudo que nos dispomos a fazer.



Apesar da importância do bom humor no espaço de trabalho, é necessário que esteja presente também nos níveis hierárquicos mais elevados, pois são as referências para toda a equipe de colaboradores. Se os próprios Diretores de uma empresa, por exemplo, forem extremamente fechados e mal humorados irão refletir em toda sua equipe, parte dessa imagem, minimizando o bom clima entre os subordinados e automaticamente, reduzindo a criatividade, produtividade, satisfação e motivação.



Ser bem humorado no trabalho não pressupõe relaxo ou fuga da realidade. Frente aos problemas práticos e freqüentemente impostos pela atual vida profissional repleta de pressões e cobranças, precisamos investir na “leveza” do bom humor. Seguramente, o bom humor alivia o estresse, eleva o moral da equipe de trabalho e contribui com melhor inspiração para a busca de soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode alem de seguir este Blog fazer seus comentários e enviar sugestões de publicações e matérias: