sexta-feira, 25 de março de 2011

O MARKETING DEVE CHEFIAR A EMPRESA

Bill Gates já dizia: “Administrar uma empresa é muito simples! Fazer bons negócios é simplesmente vender mais do que se gasta!”
Belas afirmações e verdadeiras. Realmente administrar uma empresa é bastante simples; com os recursos tecnológicos existentes hoje, não é nada complicado obter informações e controles para uma administração eficiente. Uma empresa se torna eficiente a partir do momento em que vende mais do que gasta. E realmente podemos saber se estamos vendendo o suficiente, através dos recursos orçamentários informatizados, pois eles nos mostrarão com precisão todos os custos envolvidos no processo mercadológico.
A grande questão é: Você está vendendo mais do que gasta?
Vender hoje é muito mais do que simplesmente ter um produto e colocá-lo no mercado, como antigamente o era. É muito mais do que ter um produto que satisfaça as necessidades e os desejos do consumidor. Obter informações sobre o seu consumidor é fundamental, mas já não é o suficiente. As necessidades e os problemas do seu consumidor devem ser estudados, mas seus concorrentes também o farão e também levarão soluções a eles.
Ter o melhor produto ou serviço, campanhas originais e criativas para divulgá-los, uma perfeita distribuição e um preço competitivo já não são garantias de que o seu produto ou serviço será vendido. Lembre-se: vivemos hoje em uma sociedade altamente competitiva, com ofertas e promoções saindo pelo ladrão e um grande número de empresas produzindo e comunicando os mesmos produtos e serviços.
O grande desafio hoje é fazer com que o consumidor eleja o seu produto ou serviço, ao invés dos de seus concorrentes e decidam trocar seus bem guardados recursos pelo seu produto ou serviço. Para que isso aconteça, é necessário fazer com que ele o conheça. Não simplesmente conhece-lo pelas suas belas propagandas, mas conhece-lo pelo seu grande diferencial, aquilo que realmente o faz diferente dos seus concorrentes. Este diferencial não é ter o melhor produto, ao menor preço, muito bem distribuído e dirigido ao público correto. Isso agora é obrigação. O verdadeiro diferencial é aquele que o torna único e exclusivo e que faça o seu consumidor preferi-lo por isso.
O grande truque, ou a grande magia é encontrar uma qualidade ou atributo que realmente o distinga dos concorrentes e demonstre um verdadeiro benefício ao consumidor e em seguida expressá-lo da melhor forma e torná-lo o alicerce de todas as estratégias de marketing da empresa. É a sua “cria” diferenciadora.
Como gerar essa “cria”? Focando-se nos concorrentes, criando aquilo que eles não fazem e não divulgam, por exemplo: a “Intel” se tornou diferenciada pela idéia de estar permanentemente voltada à inovação e a “Volvo”, se diferenciou por estar voltada à segurança em seus automóveis.
A quem cabe a geração dessa “cria”? Ao Marketing!
As empresas devem ter consciência que o papel do marketing é pensar nessa idéia de “cria” diferenciadora. Temos que tirar da mente, a idéia de que marketing é despesas. Como dizia Peter Drucker, o marketing é o único, dentro da empresa, que gera rendimentos, todos os demais são custos.
Transforme o marketing no chefe da empresa. Ele deve estar acima de tudo e de todos. Pois de que adianta produzir o melhor produto ou serviço, com a tecnologia mais avançada, a melhor distribuição e um preço ótimo, se não conseguir vendê-lo.
Qual a função do marketing? Vender!
Se toda empresa depende de vendas para sobreviver, é conseqüência que o marketing deve estar no topo das tomadas de decisões.
Pense bem nisso!
Marco Antonio Meira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode alem de seguir este Blog fazer seus comentários e enviar sugestões de publicações e matérias: