quinta-feira, 14 de abril de 2011

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL


I - INTRODUÇÃO

A Pesquisa de Clima Organizacional, visa em um primeiro momento, proporcionar a análise da organização com o seu ambiente, bem como o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos colaboradores (empregados) na empresa e das demais pessoas que com eles interagem.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica, pois além de permitir a análise interna e externa, também acompanha o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização, proporcionando, através de estratégias e ações, o crescimento e desenvolvimento das pessoas e a máxima produtividade e qualidade, visando a consecução e a superação dos resultados pré-estabelecidos pela Direção.

Neste contexto, o clima organizacional busca retratar o estado de satisfação dos colaboradores em relação a diversos itens, dentre os quais podemos mencionar: ao seu trabalho, a empresa; a ele mesmo; aos colegas de trabalho, às condições de trabalho; à sua chefia/gerência, etc, bem como visualizar e identificar o grau de alinhamento entre a cultura definida pela organização e as ações realizadas no dia-a-dia.

Dentre as principais contribuições da Pesquisa de Clima Organizacional, podemos destacar:

- buscar o alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;

- promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;

- integrar os diversos processos e áreas funcionais;

- otimizar a comunicação;

- minimizar a burocracia;

- identificar necessidades de treinamento, desenvolvimento pessoal/gerencial e de

educação empresarial;

- enfocar o cliente interno e externo;

- otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes;

- organizar, flexibilizar e agilizar as atividades da organização, dentre outras.

É oportuno ressaltar que a demanda para a realização da Pesquisa de Clima Organizacional decorre, principalmente, do desenvolvimento do Planejamento Estratégico Empresarial.

O objetivo principal da Pesquisa de Clima Organizacional para qualquer empresa é maximizar, cada vez mais, suas relações com os colaboradores oferecendo condições de trabalho adequadas, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e estabelecendo um ótimo ambiente de trabalho, o que proporcionará o alcance e a superação dos objetivos definidos pela Diretoria.

II - DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA

O desenvolvimento da pesquisa deve contemplar:

- coleta de dados (questionários, entrevistas e análise de documentos);

- tabulação e análise estatística de dados (quantitativa e qualitativa);

- apuração e análise de resultados (por área e segmento) e

- elaboração do relatório final.

Um modelo de questionário utilizado na Pesquisa de Clima Organizacional contempla 40 (quarenta) itens específicos por segmento e direcionados para cada tipo de empresa e suas características peculiares.

Os itens podem ser desdobrados por segmentos, ou seja:

SEGMENTOS ITENS NÚMEROS

A - COMUNICAÇÃO (interna e externa) 03 - 07 - 23 - 29
B - CONHECIMENTO DA EMPRESA 01 - 10 - 19 - 22 - 26

C - QUALIDADE 02 - 05 - 08 - 35 - 37 - 38

D - RELAÇÕES INTERNAS 12 - 15 - 17 - 18 - 21 - 25

27 - 30 - 33 - 36 - 40

E - MOTIVAÇÃO 04 - 06 - 09 - 11 - 13 - 14 - 16

20 - 24 - 28 - 31 - 32 –34 - 39

Os desdobramentos por segmentos permitem:

- levantar, identificar e priorizar os aspectos culturais (principalmente os valores) que impactam no clima da empresa;

- apurar demandas de expectativas que possam afetar o clima;

- analisar e confrontar as demandas de expectativas com os segmentos estabelecidos;

- identificar a abordagem a ser considerada em cada segmento;

- não associar segmentos de clima com desempenho, a nível pessoal, gerencial e institucional e

- permitir uma análise de consistência entre os segmentos.

III - ANÁLISE DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL:

A análise de resultados da pesquisa de clima organizacional deve ser efetuada por segmento e consolidada, contemplando os pontos fortes e os pontos que apresentam espaços para crescimento no âmbito da empresa.

MARCO ANTÔNIO VIEIRA GOMES
Consultor, Professor Universiário e Mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode alem de seguir este Blog fazer seus comentários e enviar sugestões de publicações e matérias: